

THOMAS DOLBY
Thomas Dolby, nasceu em 14 de outubro de 1958 no Cairo, sob o nome de Thomas Morgan Robertson era um garoto incomum que desde cedo tinha uma inclinação para desmontar e remontar tudo o que via pela frente. Essa curiosidade já estava no sangue, uma vez que o seu pai tinha uma profissão que só pode ser exercida por quem tem a curiosidade aguçada (arqueologista).
Incentivado pelos pais, foi estudar meteorologia mas já no colégio se sentia atraído pelos equipamentos eletrônicos, especificamente pelos equipamentos musicais que já nos anos 70 estavam em alta entre as bandas cultuadas na época e que estavam no auge. Leia-se aqui os grandes nomes do progressivo que utilizavam estes equipamentos à exaustão (Pink Floyd, Yes, Genesis). O jovem Thomas já era um amante da música naquela época e estava muito atento ao que acontecia... principalmente ao que os alemães do Kraftwerk faziam.
O sinal definitivo de sua genialidade foi ter construído aos 18 anos o seu próprio sintetizador. A meteorologia estava definitivamente deixada de lado. Nessa mesma época ele também estava aprendendo a tocar outros instrumentos como guitarra, piano, paralelamente ao aprendizado sobre computação. Thomas enxergava longe. Já em 77, incoscientemente, dava os primeiros passos do que alguns anos depois seria chamado de synth pop ou technopop, antes mesmo de se tornar um músico conhecido.
Todo esse envolvimento com equipamentos musicais levou seus amigos a colocarem um apelido que ele próprio assumiria como sua marca registrada: Dolby. Virou motivo de piada entre os garotos fortões e candidatos a atletas galãs e das garotas bonitas. Mas em 78, já completamente imerso em suas invenções e cada vez mais interessado pela música, decidiu procurar trabalho e se envolver profissionalmente com música tornando-se colaborador de estúdio de algumas bandas conhecidas, como The Fall do hit "Mr Pharmacist".Nesses trabalhos, curiosamente, ele era requisitado por conta de suas invenções, a mais famosa delas o seu PA system que tinha algumas características invoadoras, principalmente na sonoridade e na qualidade do som final das produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário