

Suzanne Vega
Suzanne Nadine Vega (Santa Monica, Califórnia, 11 de julho de 1959) é uma cantora americana. Tornou-se conhecida mundialmente com a canção Luka, presente no álbum Solitude Standing de 1987.
Filha de um escritor porto-riquenho chamado Ed Vega, Suzanne cresceu e viveu grande parte de sua juventude em uma região de Manhattan, Nova York, habitada predominantemente por latinos. Desde pequena seu interesse pela literatura foi notável: escrevia poemas e já arranhava no mundo das artes.
Por volta de 1968, com nove anos de idade, começou a se interessar de fato por literatura, escrevendo poemas. Com 14 anos, escreveu sua primeira canção.
Tempos depois, se matriculou no notório Fiorello H. LaGuardia High School of Performing Arts, onde estudou dança moderna até meados de 1977.
Suzanne, posteriormente, entrou no Bernard College onde estudou Literatura Inglesa. Lá, começou a participar de um grupo de cantores, sendo influenciada pelo compositor canadense Leonard Cohen. Dispondo de apenas um violão, Suzanne apresentava suas canções, como forte influência do folk, em barres situados em Greenwich Village. Algumas vezes, se apresentou no Folk Club, um dos locais em que Bob Dylan se apresentou, nos primeiros anos de sua carreira, entre 1960 e 1961.
Seu bom desempenho nas apresentações lhe propiciaram seu primeiro contrato para gravação, pela gravadora A&M Records (que já havia se recusado em outras oportunidades), em 1983. O resultado foi seu álbum de estréia, Suzanne Vega.
Em 1986, Suzanne recebeu o convite para gravar um tema para o filme “A Garota de Rosa Shocking” (Pretty In Pink, no original). A canção Left of Center foi criada para um filme que iria marcar uma geração. Também ganhou um vídeo que rodou em baixa escala.
Em 1992 Suzanne lança 99.9 F° - um álbum influenciado pelos ritmos da época, desde as guitarras até a eletrônica. O álbum foi melhor recebido que seu antecessor, mas mesmo assim ganhou variadas críticas que não sabiam como definir ou encaixar o trabalho. Com um trabalho desafiador, Suzanne reverteu seu “desapontamento anterior” com 99.9F°, uma vez que conseguiu trabalhar 4 singles rentáveis, Blood Makes Noise alcançou os primeiros lugares nas listas do Modern Rock da Billboard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário