segunda-feira, 21 de abril de 2008

Madness







Madness


Junto com o Specials, o Madness foi uma das primeiras bandas ska a trabalhar com o estilo no final dos anos 70 e começo dos 80. Com o sucesso, o grupo passou a incorporar outros elementos ao som, coisas mais ligadas à soul music e pop. Chegou ao sucesso nos Estados Unidos apenas em 1983, mas já era um dos grupos mais conhecidos na Inglaterra, influenciando uma geração de músicos e sendo considerado um dos grupos mais amados do Reino Unido durante a década de 80.

As origens do Madness estão ligadas ao grupo de ska The Invaders, que era formado por Mike Barson, Chris Foeman e Lee Thompson, isso em 1976. Em 78, resolvem mudar o nome da banda para Morris and the Minors e chamam para o grupo Graham `Suggs´ McPherson, Mark Bedfor, Chas Smash e Dan Woodgate. Mais para o final do ano mudam novamente o nome, agora para Madness, uma homenagem a Prince Busters, um dos grandes nomes do reggae jamaicano. No ano seguinte, o Madness lança seu primeiro single, também um tributo a Prince Busters, com o nome de The Prince, pelo celo Two-Tone. A canção faz sucesso, indo muito bem na parada inglesa. Graças a isso, a banda assina com o selo Stiff Records e lança outra canção de Busters, One Step Beyond, que se dá ainda melhor que sua antecessora.

Rapidamente a banda grava seu primeiro álbum, também chamado One Step Beyond, com produção de Clive Langer e Alan Winstanley. Lançado no final de 1979, o álbum bate no topo da parada e fica durante um ano entre os discos mais vendidos na Inglaterra. No começo dos anos 80, lançam mais um single, My Girl, mantendo a escrita dos anteriores e durante os três anos seguintes, todos os lançamentos feitos pela banda se colocam bem nas paradas, mostrando que o Madness é uma das mais populares bandas do país, rivalizando com o The Jam.

Neste mesmo 1980, lançam o EP Work Res and Play, com a canção Night Boat to Cairo, um dos maiores sucessos do ano. Ao mesmo tempo em que têm o álbum One Step Beyond sendo lançado nos Estados Unidos. O segundo disco cheio da banda, Absolutely, só é lançado no final de 1980. O grupo continua conquistando fãs na Inglaterra, mas a carreira americana vai muito mal. As vendas de One Step Beyond vão muito mal e a Sire, responsável pela banda nos Estados Unidos, quebra o contrato com o grupo, deixando-o sem representante no maior mercado de discos do mundo por vários anos.Enquanto isso, na terra natal, o Madness se mantém no topo. O grupo passa a fazer shows mais cedo, nas chamadas matinês, e passa a atingir um público ainda mais novo, ajudando nas vendas de seus dois álbuns.

Nenhum comentário: