sábado, 19 de abril de 2008

HEAVEN 17

Heaven 17

HEAVEN 17
Após resolverem sair do Human League, Ian Craig Marsh e Martyn Ware viram que era hora de arranjarem novos horizontes.

A primeira medida dos dois foi fundar uma companhia, a BEF (British Electric Foundation), que iria produzir algumas bandas, inclusive a nova que os dois formavam. Como B.E.F. lançaram uma fita cassete chamada Music for Stowaways, instrumental.

Quando Martyn Ware reencontrou o antigo amigo dos tempos de Sheffield em Londres (Glenn Gregory, o loiro da foto), eles já tinham formado o Heaven 17 (nome tirado do livro, e posteriormente filme, A Laranja Mecânica, de Anthony Burgess) e precisavam de um vocalista.
O grupo acabou conseguindo um contrato com a gravadora Virgin, que resolveu apostar no novo grupo e lançou o primeiro compacto, o controverso (We Don’t Need This) Fascist Groove Thang, em março de 1981. A capa trazia uma foto tirada do filme, The Battle Of Britain, e mostra a cena do local em que Adolf Hitler recebia seus comandados. A polêmica maior ficou por conta da BBC, que resolveu banir o compacto de sua parada por supostos comentários maldosos contra o presidente norte-americano da época, Ronald Reagan. Com isso, o compacto mal se sustentou entre os 50 mais na parada britânica.

Em maio é a vez de outro compacto, I’m Your Money, que trazia duas outras canções no lado B, “B.E.F. Ident” e uma cover dos Buzzcocks, “Are Everything”. Em agosto lançam Play To Win, que também não fez muito sucesso.
Mas no mês seguinte, a banda consegue grande repercussão com o primeiro LP, o clássico Penthouse and Pavement, que chegou ao 14º lugar nas paradas britânicas.

Nenhum comentário: